Patinação Artística
A patinação artística teve papel importante na criação dos Jogos Olímpicos de Inverno. A modalidade foi disputada em duas edições dos Jogos de Verão, em Londres-08 e Antuérpia-20.
No entanto a inclusão de modalidades típica de países em que há baixas temperaturas (hóquei no gelo também esteve presente na Olimpíada de Antuérpia-20), trazia alguns problemas, pois os Jogos sempre se desenvolviam no verão.
Além disso, era cada vez maior a participação de nações em que estes esportes eram quase desconhecidos.
Em 1924, ano em que se realizaria os Jogos de Paris, o COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu promover de 24 de janeiro a 5 de fevereiro em Chamonix, na França, um evento apenas com modalidades praticadas no gelo.
Inicialmente a competição ganhou status de "A Semana Internacional de Esportes de Inverno". Dois anos depois, no entanto, o COI reconheceu oficialmente o evento como os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.
O primeiro Mundial de patinação artística aconteceu em 1896, em São Petersburgo (Rússia). O evento passou a ser realizado anualmente, com exceção dos períodos da primeira e segunda Guerras Mundiais.